Crashed At Portier: veja a planilha de performance do carro de Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1988

F1 1988 Monaco GP Ayrton Senna McLaren Performance Sheet
Mesmo mais de duas décadas da morte de Ayrton Senna da Silva, quando parece que mais nenhuma novidade sobre ele vai aparecer, eis que surge este documento escaneado.

Trata-se da planilha com os dados da participação do piloto brasileiro no Grand Prix de Monaco de 1988. Nela, você encontra dados sobre o chassis, pressão, cambagem e convergência dos pneus, as regulagens de suspensão, aerodinâmica, freios, carroceria, câmbio, quantidade de combustível na largada, e muito mais.

Ah, e, claro, os tempos de volta que Ayrton Senna registrou, até a fatídica volta 67, quando bateu na curva que antecede o túnel, chamada "Portier".

O que significa Aeon? O que está escrito nos itens Misc? 2 full o quê? Por que as voltas 26 e 29 foram marcadas? O que está escrito acima do número da volta 53? Accident?

O que são aquelas inscrições na coluna que fica entre a da posição do piloto na classificação da corrida e a da diferença em relação ao rival?

Acredito que o WXX seja a temperatura da água, já que, quando o tempo de volta é baixo, significa que o piloto andou rápido, consequentemente, mais ar circulou no sistema de refrigeração. Já as inscrições BPX, CMX, e 0XXX, não faço a mínima ideia do que sejam.

E tem um erro de impressão na planilha: está escrito Castor, em vez de Caster.

Acho que a última pessoa que gostaria de enxergar isso novamente seria o próprio Ayrton, até porque, após ter batido o carro naquele GP, em vez de voltar ao box da McLaren, foi direto ao seu apartamento, que ficava ali perto...

Postar um comentário